Cs.Art-BR # Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Médico é investigado por publicar teste na Wikipédia

Ir para baixo

Médico é investigado por publicar teste na Wikipédia Empty Médico é investigado por publicar teste na Wikipédia

Mensagem por Pr3d4dor Ter Ago 25, 2009 2:27 pm

Noam Cohen

O médico que ajudou a Wikipédia a publicar os 10 borrões que compõem o teste de Rorschach está sob investigação de seu conselho médico regional depois que este recebeu queixas quanto à falta de profissionalismo que essa atitude supostamente revela.

Médico é investigado por publicar teste na Wikipédia 13022510
O teste de Rorschach, uma série de borrões de tinta criados por um psiquiatra suíço nos anos 20

Em carta publicada na quarta-feira pelo grupo, o College of Physicians and Surgeons of Saskatchewan, o médico em questão, James Heilman, que trabalha em um pronto-socorro em Moose Jaw, Canadá, foi notificado de que dois psicólogos apresentaram queixas contra ele.

Um dos queixosos, Andrea Kowaz, do College of Psychologists of British Columbia, se queixou de que ao divulgar as imagens na Wikipédia, Heilman havia violado o sigilo do teste e que, caso ele fosse psicólogo, o comportamento que exibiu seria "considerado como delito grave de conduta".

A segunda queixa, apresentada por Laurene Wilson, psicóloga do Royal University Hospital de Saskatoon, ecoava a preocupação quanto ao sigilo do teste e acrescentava que Heilman havia "demonstrado desrespeito aos seus colegas profissionais de psicologia, e os havia exposto a desconsideração pública".

Wilson diz ter lido entrevistas nas quais Heilman se "refere a psicólogos como praticantes de técnicas semelhantes às de um espetáculo de ilusionismo". Tendo em vista essas queixas, um funcionário da organização médica de Saskatchewan escreveu que "temos a responsabilidade de investigar a questão".

Heilman, 29, que está trabalhando temporariamente em Penticton, Colúmbia Britânica, declarou em entrevista que via as queixas como tentativa de puni-lo por tentar desmistificar a psicologia como profissão.

O teste de Rorschach, uma série de borrões de tinta criados por um psiquiatra suíço nos anos 20, têm por objetivo oferecer percepções sobre a maneira pela qual participantes pensam, a depender da forma pela qual descrevam imagens obscuras. Muitos psicólogos dizem temer que os borrões não se provem tão efetivos caso tenham sido vistos com antecedência, ou que os pacientes preparem respostas com antecedência.

"Trata-se de táticas de intimidação", disse Heilman. "Eles estão tentando fechar as portas ao discurso científico. Não querem que ninguém mais a não ser psicólogos se envolva em uma discussão daquilo que fazem".

Ele acrescentou que estava preparando uma resposta. "Presumo que as queixas sejam uma frivolidade", afirmou, "mas sempre que alguém apresenta uma queixa a uma organização profissional, é preciso levá-la a sério".

Bryan Salte, que é diretor administrativo associado da organização médica de Saskatchewan, declarou em entrevista que tipicamente as investigações desse tipo são concluídas em menos de 60 dias. Caso a organização decida não tomar quaisquer punitivas sobre o caso, ela não se pronuncia publicamente a respeito, informou.

Bruce Smith, psicólogo e presidente da Sociedade Internacional de Métodos Rorschach e Projetivos, que vem defendendo nos fóruns da Wikipédia a remoção da web das imagens do teste, escreveu: "Porque a questão foi discutida de maneira tão extensa na Wikipédia, é duvidoso que se possa atribuir responsabilidade primária por isso a uma única pessoa".

"Ao mesmo tempo", ele acrescentou, "precisamos ter em mente que as ações têm consequências e que tentar se esconder por trás de um grupo e de princípios vagos como a 'liberdade de informação' não deveria permitir que uma pessoa escape a essas consequências".

Esse argumento não atraiu muita atenção na Wikipédia. Desde que a questão passou a ser discutida de maneira mais ampla, as imagens ganharam destaque no verbete (antes apareciam no pé da página), e passaram a incluir ainda mais detalhes sobre as respostas que pesquisas determinaram como mais típicas para cada uma delas.

"Fui eu que transferi as imagens para uma posição de mais destaque", diz Heilman. "Não pretendo recuar".

Tradução: Paulo Migliacci ME

The New York Times

Fonte: Terra
Pr3d4dor
Pr3d4dor
Fórum CEO
Fórum CEO

Mensagens : 174
Pontos : 55415
Reputação : 3
Data de inscrição : 02/08/2009
Idade : 27
Localização : Brasil

https://csartbr.forumbrasil.net

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos