Cs.Art-BR # Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pesquisador diz ser possível 'espionar' urna eletrônica

Ir para baixo

Pesquisador diz ser possível 'espionar' urna eletrônica Empty Pesquisador diz ser possível 'espionar' urna eletrônica

Mensagem por Pr3d4dor Sáb Ago 22, 2009 9:57 am

No evento de segurança Hacking at Random (HAR) 2009, realizado no último final de semana, o grupo alemão Chaos Computer Club (CCC) mostrou que urnas eletrônicas podem estar vulneráveis a ataques tempest. Quando realizados com sucesso, eles permitem capturar, a distancia, informações digitadas ou exibidas em dispositivos eletrônicos.

Também nesta semana: relatório diz que sites de redes sociais são os mais atacados; Microsoft descontinua o Office 2000; Pidgin recebe atualização crítica.

Durante a conferência Hacking at Random, na Holanda, o pesquisador de segurança Andreas Bogk, do grupo alemão Chaos Computer Club (CCC), mostrou indícios de que é possível capturar remotamente o que é digitado nas urnas eletrônicas Nedap. A técnica, conhecida como tempest, consiste em captar e decifrar as emanações eletromagnéticas do aparelho.

Bogk conseguiu demonstrar que as urnas criam emanações eletromagnéticas que podem ser capturadas a vários metros de distância, por uma antena. Durante a apresentação, o pesquisador transformou a captura em sinais de áudio, para provar que havia algo sendo emanado pela urna.

Embora isso prove que as urnas emitam sinais, ainda é preciso 'ler' a emanação eletromagnética, ou seja, relacionar os sinais com aquilo que é digitado ou exibido na máquina. Se isso for possível, qualquer voto poderia ser capturado. Em outubro do ano passado, suíços demonstraram essa façanha com teclados convencionais, cabeados, mesmo a 20 metros de distância.

Tentei Resumir ao Máximo essa reportagem, quem quiser ler toda ela entre no link da fonte.

Fonte: Globo
Pr3d4dor
Pr3d4dor
Fórum CEO
Fórum CEO

Mensagens : 174
Pontos : 55495
Reputação : 3
Data de inscrição : 02/08/2009
Idade : 27
Localização : Brasil

https://csartbr.forumbrasil.net

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos