Pesquisador diz ser possível 'espionar' urna eletrônica

Ir em baixo

Pesquisador diz ser possível 'espionar' urna eletrônica

Mensagem por Pr3d4dor em Sab Ago 22, 2009 9:57 am

No evento de segurança Hacking at Random (HAR) 2009, realizado no último final de semana, o grupo alemão Chaos Computer Club (CCC) mostrou que urnas eletrônicas podem estar vulneráveis a ataques tempest. Quando realizados com sucesso, eles permitem capturar, a distancia, informações digitadas ou exibidas em dispositivos eletrônicos.

Também nesta semana: relatório diz que sites de redes sociais são os mais atacados; Microsoft descontinua o Office 2000; Pidgin recebe atualização crítica.

Durante a conferência Hacking at Random, na Holanda, o pesquisador de segurança Andreas Bogk, do grupo alemão Chaos Computer Club (CCC), mostrou indícios de que é possível capturar remotamente o que é digitado nas urnas eletrônicas Nedap. A técnica, conhecida como tempest, consiste em captar e decifrar as emanações eletromagnéticas do aparelho.

Bogk conseguiu demonstrar que as urnas criam emanações eletromagnéticas que podem ser capturadas a vários metros de distância, por uma antena. Durante a apresentação, o pesquisador transformou a captura em sinais de áudio, para provar que havia algo sendo emanado pela urna.

Embora isso prove que as urnas emitam sinais, ainda é preciso 'ler' a emanação eletromagnética, ou seja, relacionar os sinais com aquilo que é digitado ou exibido na máquina. Se isso for possível, qualquer voto poderia ser capturado. Em outubro do ano passado, suíços demonstraram essa façanha com teclados convencionais, cabeados, mesmo a 20 metros de distância.

Tentei Resumir ao Máximo essa reportagem, quem quiser ler toda ela entre no link da fonte.

Fonte: Globo

___________________________________________________________________________________________________________________________


avatar
Pr3d4dor
Fórum CEO
Fórum CEO

Mensagens : 174
Pontos : 34725
Reputação : 3
Data de inscrição : 02/08/2009
Idade : 21
Localização : Brasil

http://csartbr.forumbrasil.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum